O que é  Coaching de Emagrecimento?

É uma metodologia que envolve técnicas que ajudam o indivíduo obeso  a compreender o seu estado atual, auxiliando-o na elaboração de estratégias para chegar ao seu estado desejado. É um processo sistemático, focado em soluções que leva o  obeso ao resultado esperado. Essa metodologia, tem começo, meio e fim, tendo, como principal objetivo auxiliar o  obeso, a eliminar peso, através de mudanças de pensamentos, sentimentos e comportamentos, consequentemente obterá uma alimentação saudável e adequada.

Atualmente muitas pessoas que estão acima do peso, relatam que sentem dificuldade em emagrecer. Muitas vezes fatores como estresse, comida industrializada, o sedentarismo, falta de tempo, entre outros, tem feito com que as pessoas se deprimam pela frustração de não eliminar peso.

Na minha prática clínica, venho percebendo que os pacientes com obesidade mórbida, sobrepeso ou que fizeram a cirurgia bariátrica, continuam infelizes e alguns ainda recuperam os quilos perdidos, e fez com que pesquisa-se uma forma de ajuda-los na compreensão do habito de comer.

Como ajudar o individuo a entender os motivos de seu ganho de peso?

A restrição alimentar  frequentemente deixa as pessoas ansiosas, perdem o foco do objetivo com facilidade e vorazmente atacam a comida, por conseguinte sentem-se frustradas. A reeducação alimentar com rigidez poderá leva-la a este estado emocional frustrante e desmotiva-la.

Basta uma discussão com os pais, irmão, marido, namorado ou chefe  entre outros motivos para ter compulsão alimentar . Quem nunca chegou em casa depois de um dia estressante com vontade de comer tudo que encontrar pela frente. Esta forma de compensação ser um conforto momentâneo, mas está cada vez mais comum transformar a gula em um hábito ruim e este pode trazer consequências para a saúde .

Emagrecer não deve ser maçante, consumir os alimentos com moderação e consciência é um aprendizado. Esteja atento ao seu objetivo e pense que é um processo de reeducação alimentar.

Uma forma de combater este comportamento é auto motivar-se. O emagrecimento deve ser um processo prazeroso, por decorrência da motivação será constante. Entender o real motivo em eliminar gordura para saúde física é um motivador para atingir seu objetivo.

A criança é alimentada para não perceber os sentimentos. Quando demonstra tristeza e chora, a mesma é alimentada para que pare de chorar, e a sensação prazerosa que o alimento proporciona é a mesma levada para a vida adulta onde em momentos de tristeza, ansiedade, estresse, o paciente come com o intuito de aliviar seus sintomas.

A depressão é a maior causa de incapacidade no planeta. Segundo a Organização Mundial da Saúde estimasse que até 2020 a depressão se tornará a segunda maior causa de sofrimento, perdendo apenas para doenças cardíacas. Portanto, existe a probabilidade de se ter uma população obesa e depressiva nos próximos anos.

A obesidade é uma doença crônica e tem múltiplos fatores (genéticos, hormonais, ambientais e psicológicos).

A depressão também é uma reação comum ao estresse. O estresse inunda o corpo com cortisol e adrenalina. Aumenta a pressão arterial, respiração e frequência cardíaca, afeta o padrão de sono e o torna mais irritado e cansado, incapaz de se concentrar; gerando ansiedade. E este sintoma diminuirá sua qualidade de vida.

Algumas dicas para você diminuir o sintoma da ansiedade

  • Viva o presente, o Agora
  • Pratique alguma atividade física
  • Reduza seu estresse diário
  • Evite pensamentos negativos
  • Dedique tempo para se cuidar
  • Cuide dos pensamentos para sorrir mais
  • Confie mais em si mesmo
  • Procure um profissional de confiança para te ajudar
  • Não se cobre tanto
  • Felicidade deve ser o seu foco.

O ato de comer é um dos grandes prazeres da vida, e várias pessoas compensam a falta de outros prazeres e alegrias comendo compulsivamente, e muitas vezes de forma inconsciente.

Estudos mostram que o açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem estar, fazendo com que o organismo fique viciado. O consumo excessivo de açúcar está ligado a um maior risco de doenças como diabetes, ácido úrico elevado, colesterol alto, hipertensão arterial e até mesmo o câncer.  Se houver o controle . aos poucos, o seu paladar vai se habituando e o açúcar vai se tornando  cada vez menos necessário.

 

Confira como o  Coaching de Emagrecimento Método Marma pode ser útil:

Autoconfiança: A técnica trabalha a recuperação da autoconfiança, ou seja, a crença do individuo em suas próprias habilidades.

 

Motivação: O Coaching de Emagrecimento aumenta a determinação de perder peso e de não desistir da dita.

 

Mudança de atitude: Com a ajuda do Coach, são desenvolvidos comportamentos mais saudáveis e produtivos.

 

Responsabilidade: processo amplia o comprometimento com a dieta e a prática de exercícios.

Valores e propósito: O método Marma associa os objetivos aos valores  e ajuda a  compreender que o emagrecimento trará bem-estar e qualidade de vida.

Controle da Emoção : O Coaching de Emagrecimento utiliza técnicas de controle emocional para evitar a compulsão pela comida.

Autonomia e aprendizado: O processo de Coaching de Emagrecimento incentiva  o individuo a manter os resultados alcançados  e a continuar buscando melhorias nos outros aspectos da vida.

Rua Serra de Bragança, 1055 - Cj. 601

Tatuapé - São Paulo - SP

55 11 2295-2227 / 99617-4870

contato@rosanamazzon.com.br